domingo, 9 de março de 2008

O que é a autogestão?


Numa definição algo sintética, Autogestão é quando um organismo é administrado pelos seus participantes em regime de democracia directa [uma democracia directa é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar directamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias directas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias directas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o Povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas]. Contudo, a democracia é uma força politica que cria hierarquias, visto haver um governador e todos os outros indivíduos estarem subjugados, de certa forma, ao poder (d)e decisão do mesmo, dando assim origem à desigualdade. Quero assim salientar que não vejo a democracia como uma força politica intrinsecamente correcta, dando mais relevo a uma disposição e forma de vida anarquista.
Em autogestão, não há a figura do patrão, mas todos os indivíduos participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa autogestionada.


A autogestão não pode ser confundida com controle operário, que mantém a hierarquia e o controle externo do organismo a algum organismo ou instância superior (como um partido político por exemplo).
Os conceitos de autogestão costumam variar de acordo com a posição política ou social de determinado grupo. O conceito anarquista de autogestão caracteriza-se por eliminar a hierarquia e os mecanismos capitalistas de organização envolvidos, estando sempre presente o respeito e apoio mútuo (intercâmbio recíproco e voluntário de recursos e serviços para o benefício mútuo entre ambas as partes) e dedicação às tarefas auto-propostas, sendo proveniente de cada individuo o possivel esforço (participação) para satisfazer as suas necessidades, nunca subjugando qualquer outro ser vivo, existindo entre-ajuda.


Um conceito que está intimamente ligado com o de autogestão é o de autonomia. Filosoficamente, o conceito de autonomia confunde-se com o de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas próprias decisões, com base na sua razão individual.


Assim, facilmente depreendemos que quem defende os principios anarquistas, tem bem presente o conceito de autogestão, entre outros. Por exemplo, um anarquista que se deixa depender de outrem em relação às refeições, que não participa nelas (exemplo básico) é, automáticamente, um falso anarquista, visto nao ser autónomo.
Por tudo isto, todos nos deveríamos ser seres autogestionados, autónomos e livres!nem propriedades de um país, nem de ninguém! não temos que nos submeter a tamanhas atrocidades e abusos, ninguém, a não seres tu mesmo tem poder sobre ti, conscientemente!
União pela autogestão!



Inconformidade Anti-Constitucional ___ Crise operária


Onde é que vamos parar com os impostos a aumentar?
Mas onde é que nós vamos parar sem nada para nos alimentar?
Famílias a trabalhar noite e dia sem parar
Sustentar os filhos, da miséria escapar

Estamos do lado de todos aqueles que lutam contra o capital
As nossas armas e punhos vão destruir o vosso ideal

Autogestão é a solução!
Autogestão é a solução!


Sem comentários: