segunda-feira, 17 de março de 2008

ANARCO PUNK FEDERATION (A.P.F.)

Quem?

Desde a primeira encarnação do punk, anarco-punks têm sido quase sempre esmagados e censurados, só muitas bandas musicais juntas mostraram no Reino Unido notavelmente que o punk não era só barulho e visual. Era também raiva e revolta.

Foram ultrajados num mundo enlouquecido de avareza e calosidade. Acção directa e educação era o que se apoiava, não uma subcultura fugitiva e modista que ignorava a sociedade.
Actualmente, óbvio, que as coisas não mudaram muito no mundo. Mas e o punk? Dentro de todos os cenários há sempre alguns punks anarquistas que estão pesadamente activos na cena D.I.Y. (faz tu mesmo), espalhando as sementes da revolução social através de várias formas de divulgação. Infelizmente estes são também os primeiros a serem destruídos na cultura punk. Confrontados com uma grande maioria de falsos anarco-punks que não ajudam em nada ou que directamente se opõem aos nossos sonhos, muitos de nós acabam na frustração (não é fácil mudar mentalidades, não é fácil mudar hábitos, etc), outros continuam à procura de ambientes mais suportáveis para continuar a actividade.

O movimento anarco-punk nos dias de hoje tem dois elementos básicos de anarquismo em geral: solidariedade e apoio mútuo. Muitos anarco-punks estão separados por extensos km's, o que dificulta o seu contributo para o movimento, mas se for possível trazer-te connosco, juntar tribos, os objectivos serão os seguintes:

  • não nos sentirmos tão sozinhos na nossa luta fazendo-a com mais inspiração e sinceridade;

  • sermos reconhecidos como uma verdadeira ameaça para a sociedade e uma força militante inserido no movimento anarca mundial.

O quê?

A ideia da A.P.F. é pôr em sintonia anarquistas com atitude e vontade de agir por via do "Counter Culture". O "Counter Culture" é um jornal trimestral para relatar acontecimentos feitos por anarco punks activos. A estrutura, obviamente, será descentralizada e anti-hierárquica. O único critério para fazeres parte da A.P.F. é seres um anarquista dentro da cena D.I.Y., promovendo algo radical anti-ideologias autoritárias, fazendo uma zine, distribuindo flyers, tocando numa banda revolucionária e libertária, organizando protestos, gerindo uma distribuidora, etc... Ou seja, os simbolos redondos que usamos não são para o estilo e a revolução não são só palavras!

Grupos primários A.P.F.

Com o objectivo de espalhar rapidamente mais informação e de construir uma mais sólida organização, sugerimos os grupos primários A.P.F.. Estes grupos têm a tarefa de organizar A.P.F.'s regionais. Por exemplo, a Crasshole (que como colectivo, distribui principalmente informação sob a forma de publicações radicais e de literatura grátis) celebraria grandes eventos como um "pic-nic" ou um "potluck"; juntando todos os anarco-punks em Maryland sobre a bandeira negra da Maryland A.P.F., ajuda a reunir o esforço de todos, criando ligações entre as nossas acções e encorajando comunicações locais.

Estes grupos servem como um esqueleto para os membros da A.P.F., na sua região. Será particularmente útil na divulgação de noticias e informação, ou seja, se estiveres a organizar um festival ou um protesto, escreve ao grupo primário A.P.F. que conheças, que eles espalharão a noticia.

Porquê?

Porque é que isto funcionará??? Por duas razões:

  • Porque federando apenas anarco-punks no activo, pôe de parte aqueles usam o Punk como uma moda.
  • Mantendo a A.P.F. descentralizada e vaga em definições (como todos sabemos existem milhares de definições para Punk e Anarquismo), a federação não se perderá em merdas burocráticas!

É de salientar que o egoísmo/egocentrismo não têm lugar na A.P.F.! Se criticares o esforço de outros Anarcas só estarás a destruir o que estamos todos a tentar construir, por isso pensa duas vezes! Estamos todos no mesmo barco!

Onde?

Em todo o lado!! A A.P.F. não reconhece fronteiras!

Quando?

Agora! Chegou a altura de nos organizarmos! Junta-te à A.P.F., enviando listas, incluindo uma breve descrição e contacto dos teus projectos para ser impresso no Counter Culture. Se quiseres federar-te na A.P.F. começa a organizar na tua zona concertos/manifestações e envia pequenas reportagens sobre os mesmos para o Counter Culture.

Sozinhos nada somos, mas juntado esforços podemos tornar os nossos sonhos reais!!!

Considerações

Infelizmente a "sede" da A.P.F. é na América e eu ainda não conheço maneiras de comunicar com eles...espero ter em breve e será logo aqui apresentado.

(texto retirado da fanzine anarquista Bakuzine nº1 - 1998

1 comentário:

Anónimo disse...

VEXAME
poesia e anarquia
FAÇA CONTATO:
francijameslimadasilva@bol.com.br