terça-feira, 18 de março de 2008

Competição? Porquê??

Já repararam que em tudo o que fazemos nos impõem um enorme espírito competitivo? "Vá força nisso para seres reconhecido!", "Luta para seres o melhor!".

Porquê?? Por que temos nós que combater com os outros? Por que necessitamos nós de pisar os outros e vê-los como adversários?!? Por que não aceitamos que somos todos humanos e que como eu e tu, aquele e o outro têm sentimentos e, muito provavelmente não querem, tal como nós, pisar ninguém; por que é que não percebemos isto?? Será assim tão difícil para o ser vivo (nós, humanos) mais inteligente(?) do planeta perceber que somos todos iguais??

Então porque é que insistem nessas merdas hierárquicas e sem sentido racional mínimo, que apenas servem para diferenciar ainda mais a raça humana! Não chegam já as invenções das cores, das raças, etnias, etc...ainda nos fazem competir uns com os outros.

Com a questão da competição tenho que relacionar a questão do capitalismo...que todos os dias gera competição, quer a nível de empresas e multinacionais, quer a nível quotidiano social, pois dão a ideia de que se eu não usar certo produto não sou tão bonito ou tão inteligente, (ou não dou tanto estilo...) como os que o usam. Isto cria competição, diferenças absurdas que não deveriam existir e ser criadas por um ser tão inteligente, tão magnifico... Desde quando é que um ser inteligente diferencia os outros seres iguais a si?

Hoje em dia os valores andam todos completamente trocados...dá-se mais valor à competição e à desigualdade do que ao respeito e apoio! Porquê? Porque nos estamos todos a cagar para tudo,só nos preocupamos connosco e só nós é que temos importância no mundo, ou seja, somos os seres mais burros e inúteis do planeta!!

Há que clarificar que o ser Humano não é superior a NADA, nem nenhum individuo é superior a nenhum outro, dentro da mesma espécie.

Já quanto aos animais, porque é que nos consideramos superiores a eles e consideramos ter o direito de os usar para nosso benefício? Eles não falam uma lingua que nós, humanos, percebemos, mas podemos ouvir vários sons emitidos por eles, que representam as formas de comunicação entre animais da mesma espécie. Portanto, tal como eu sou Português e não percebo nada de sueco, isso não quer dizer que sou superior aos suecos, como fazemos com os animais! Eles sentem! Como nós, eles só querem viver a sua vida!

Só quando percebermos que não precisamos de ser competitivos para viver, chegaremos a um estado de igualdade e respeito, onde todos nos ajudamos! Mas para isso precisamos, primeiro, de perceber que o que fazemos hoje da nossa vida, são invenções daqueles que nada queriam fazer por si mesmos e ordenavam que os outros o fizessem! Quando soubermos gerir a nossa vida individualmente, autogestionada, aí seremos livres de competições, preconceitos e diferenças! Aí entenderemos que todos sofremos, e que não somos mercadorias, mas sim donos de nós mesmos! Só nós temos poder sobre nós!

Com a competição os que não são capazes de acompanhar os que se dizem melhores, entram no terceiro mundo, na pobreza, no degredo que a sociedade capitalista faz questão de acentuar a cada dia que passa!


Disgraça__disgraça


A ganância e as guerras trazem a escravidão
As empresas do capital aproveitam a situação
A escola está cheia de cadeiras vazias
Crianças a trabalhar para o pão-nosso de cada dia

Desde cedo são explorados
As crianças a trabalhar
São humilhadas e mal tratadas
Inocentes e sem noção da realidade

Num lado é a esbanjar e desperdiçar
No outro milhões carentes a necessitar
Dum lado o papel e a massa
Do outro a verdadeira disgraça

Sem comentários: